Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Ubuntu Touch 13.10 : instalando e usando

Posted by robertocolistete em 06/10/2013

(19/10/13) Ubuntu Touch 13.10 estável foi lançado em 17/10/13 como esperado. Estamos a 11 dias do lançamento da versão Ubuntu Touch 13.10 estável, Com quase tudo já funcionando (WiFi, 3G, chamadas, etc), até lá nos últimos dias teve muitas correções de bugs e adição de alguns recursos (servidor gráfico Mir entrando no lugar de SurfaceFlinger em 7 ou 8 de Outubro, por exemplo). Veja nas notas de lançamento do Ubuntu 13.10 que certos recursos não estão disponíveis ou ainda temos bugs : sem vibração em chamadas e SMS, eventos no “Calendar” não podem ser editados, “Camera” não faz vídeos, “Clock” não tem alarmes totalmente funcionais, teclado virtual não funciona em modo horizontal no lado esquerdo, etc.

Como o artigo anterior “Ubuntu Touch no Nexus 4 : instalando e testando” ficou muito grande e com algumas informações desatualizadas devido à evolução do Ubuntu Touch, então vejamos o que mudou na instalação do Ubuntu Touch.

Instalação do Ubuntu Touch no Nexus 4

Os ítens (1) e (2) de “Instalação do Ubuntu Touch no Nexus 4″ são mantidos. Mas a instalação do Ubuntu Touch mudou pois o comando “phablet-flash” agora tem mais opções, onde a flipped image agora se chama CDimage flipped image, logo para instalar devemos usar (PC com Ubuntu conectado ao Nexus 4 via cabo USB) :

$ sudo phablet-flash cdimage-touch -b

O “-b” é só na 1a vez para instalar o bootstrap no Nexus 4,, depois para atualizar o Ubuntu Touch usa-se o mesmo comando sem o “-b”. Tem um novo padrão de imagem Ubuntu Touch chamado Ubuntu System image, que torna mais fácil atualizar (via o próprio Ubuntu Touch), porém o sistema de arquivos para tanto fica só no modo leitura, impedindo de instalar programas via “apt-get”, “dpkg -i”, etc. Logo, se você quer experimentar bastante o Ubuntu Touch, eu recomendo a instalação de imagem “cdimage-touch”.

Usando o Ubuntu Touch no Nexus 4

Além de acesso ao terminal via conexão USB :

$ sudo adb root
$ sudo adb shell

em Setembro o ssh (openssh-server) passou a ser já instalado, porém desabilitado. Para habilitar a conexão via ssh, basta :

$ sudo rm /etc/init/ssh.override

Por enquanto, o ajuste de tempo para entrada no modo de economia de energia (com tela em branco e pausando até comandos via ssh !) está desabilitado em “System Settings -> Battery” e temos que digitar manualmente o comando :

$ sudo powerd-cli display on &

Ao final temos Ubuntu Touch 13.10 (quase final), as Core Apps já instaladas, 3G para dados funcionado, instalação de programas extras (formato click), etc.

Reinstalação do Android no Nexus 4

Siga os passos : fazer download da imagem do Android do Nexus 4, usar um PC com Ubuntu para extrair a imagem em um diretório, pressionar os 3 botões do Nexus 4 para entrar no modo bootloader e então digitar no PC com Ubuntu (dentro do diretório descompactado) :

$ sudo run adb reboot-bootloader
$ sudo ./flash-all.sh

Isso gasta uns 80-90s. Atenção que tudo é apagado no Ubuntu Touch.

About these ads

5 Respostas to “Ubuntu Touch 13.10 : instalando e usando”

  1. […] Ubuntu Touch 13.10 : instalando e usando […]

  2. HenriqueNunnes said

    Testando aqui… Posto mais informações assim que fizer uma analise!

  3. Fábio Palácio said

    Fiz todos os procedimentos, conforme tutorial, porém o nexus 4 não sai da tela google com um cadeado aberto. Como faço para entrar no ubuntu ou recuperar o android?

  4. Fabrício said

    Poderia fazer um tutorial de dual boot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: