Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Skype no Maemo 4, 5 e MeeGo Harmattan

Posted by robertocolistete em 08/03/2012

Muita gente não sabe que o Skype para Maemo 4 Diablo (Nokia N800, N810), Maemo 5 Fremantle (Nokia N900) e MeeGo 1.2 Harmattan (Nokia N9) é muito bom :

  • no Nokia N9 o Skype é integrado, tal que você faz e recebe ligações como se usasse o celular, só aparecendo um ícone pequeno azul do Skype para distinguir o tipo de ligação (usando WiFi ou 3G). A atualização PR1.2 (do MeeGo Harmattan) agora dá suporte a vídeo-chamada e espera-se que em breve o Skype seja atualizado para aproveitar tal recurso. Enquanto isso o Google Talk (GTalk) recentemente recebeu suporte à vídeo-chamada no Nokia N9 (lançado em 29/02/2012) e também está integrado ao “Phone”/”Telefone”/”Contatos”;
  • o Nokia N900 foi o 1o smartphone a ter suporte a vídeo-chamada para Skype e Google Talk (isso em Maio de 2010), sendo que o Skype é super integrado tal que uso é transparente, só aparecendo um ícone pequeno azul do Skype para distinguir o tipo de ligação (usando WiFi ou 3G);
  • o Nokia N800/N810 tem Skype já instalado, embora não seja tão integrado como no Nokia N900 e N9, i.e., é preciso abrir o software Skype para usá-lo (e deixá-lo aberto para receber ligações Skype). Recentemente um artigo de blog detalhou como iniciar automaticamente o Skype tal que o Nokia N800/N810 se torna um bom tablet dedicado a Skype até para super-leigos (usarem). Skype para Nokia N800/N810 não suporta vídeo-chamada, a alternativa é usar Google Talk e Gizmo.

Ah, o Skype também permite bate-papo nos Nokia’s acima citados.

Como comparação, no Android, iOS e Symbian é necessário instalar e deixar o Skype aberto para receber e fazer ligações Skype pois não é integrado ao sistema operacional, além do que :

  • Android começou a ter vídeo-chamada a partir de final de Junho de 2011, em alguns smartphones, com a lista de compatibilidade crescendo aos poucos e incluindo tablets;
  • iOS (do iPhone/iPad) só foi suportar vídeo-chamada no final de Dezembro de 2010;
  • Symbian não tem vídeo-chamada Skype, mas em Novembro de 2009 se podia usar o Fring para vídeo-chamadas em somente alguns smartphones, porém em Julho de 2010 o Fring teve acesso cortado ao uso de Skype.

Enfim, o mito de que tablets & smartphones Linux (Maemo 4, 5 e MeeGo Harmattan) são mais difíceis de usar, menos práticos, etc, é realmente um… mito.

A “demasiada” integração do Skype no Maemo 5 e MeeGo Harmattan levou a muitas operadoras de celular mundo afora a boicotarem o Nokia N900 e N9, pois é muito fácil utilizar Skype no lugar da chamada de voz da operadora.

Motivação para esse artigo : há mais de mês, em uma discussão um usuário de iPhone alegou que o Nokia N900 não tinha vídeo-chamada no Skype. Como vemos acima, a verdade é o extremo oposto, o N900 foi o 1o smartphone a ter vídeo-chamada e tem integração completa com o Skype.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: