Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Nokia N900 com kernel-power v50 : bateria durando o dobro, overclocking e usb host

Posted by robertocolistete em 20/04/2012

O Nokia N900 usa o Maemo 5 (Fremantle) OS, antecessor do MeeGo 1.2 Harmattan do Nokia N9. Saiu agora em Março o kernel da comunidade, kernel-power v50, muito fácil de instalar, via Application Manager (Gerenciador de Aplicativos) mesmo, procurando por “Linux kernel for power user“. Tal kernel tem as seguintes vantagens em relação ao kernel padrão da Nokia :

  • permite usar overclocking saindo de 600 Mhz até 1.150 MHz (!), dependendo de cada N900 (o meu vai até 1.100 MHz), bastando instalar “Linux kernel for power user (settings and overclock)” via Application Manager;
  • funciona com o SmartReflex habilitado no processador até 850 MHz (a frequência exata depende de cada N900), o que resulta em bateria durando o dobro ou mesmo triplo (uns 4 dias de uso leve) e mesmo assim bom desempenho. Instale o “QCPUFreq” (via Application Manager) para facilmente habilitar/desabilitar SmartReflex, escolher a frequência de overclocking, perfil de overclocking, etc;
  • compatível com USB host (conexão via USB de pen-drive, câmera digital, HD externo, mouse, teclado, CD-ROM, etc), instale “Host Mode Enabler” via Application Manager, é uma interface gráfica para conexão a USB host.

Outra dica de optimização do Nokia N900 é instalar o Swappolube (via Application Manager) para tornar o N900 mais rápido em termos de interface gráfica.

Também é possível instalar o multiboot e ter opção de usar o kernel padrão, kernel-power, outros sistemas operacionais (Android 2.2/2.3), MeeGo 1.3, etc. Meu N900 tem 5 boots : kernel padrão, kernel-power v50, Android 2.2 (sem funcionar chamadas), Android 2.3 (idem) e BackupMenu. Dentro do Maemo ainda tenho o EasyDebian.

Na minha opinião, mesmo tendo sido lançado no final de 2009, o Nokia N900 ainda é o melhor smartphone com teclado qwerty até hoje pois na verdade é um mini-netbook Linux sem limites para a liberdade de uso, programação e uso de softwares de desktop (OpenOffice via Easy Debian, por exemplo). Pena que parou de vender oficialmente no Brasil em meados de 2011, quando custava novo R$999.

Comparativamente, Android, iOS e Symbian não permitem rodar kernel alternativo, overclocking, etc, ou se permitem então ocorre quebra da garantia, com “root” no Android, por exemplo. No Maemo 5 OS, softwares para isso estão nos repositórios oficiais do Maemo e a instalação é bem simples.

15 Respostas to “Nokia N900 com kernel-power v50 : bateria durando o dobro, overclocking e usb host”

  1. Vou ficar feliz quando tiver uma notícia dessa para o N9.😀
    Espero que algum dia saia.
    Esse N900 era meu sonho de consumo. Mas to feliz com meu N9.

  2. Mais testes mostram no meu Nokia N900 com kernel power v50 : uns 4 dias de uso leve (3G, WiFi, Bluetooth desabilitados a maior parte do tempo), uns 2 dias de uso moderado.

  3. casagrande said

    O meu N900 a bateria dura o dia, mas é bem intenso na verdade, cedo, caminhada no parque, escutando música e gps ativado. No decorrer do dia, algumas vezes conexão na internet, utilizando o msn, google talk, facebook nativo dele… Algumas vezes ver os emails, mandar alguns sms…. A minha bateria é curta. Vi que existem algumas opções para melhorar a vida da bateria, mas nenhuma que fosse realmente util.

    • Dicas :
      – use kernel-power v50;
      – quando possível desative 3G, WiFi, GPS, Bluetooth;
      – a bateria depois de 1 ano de uso intensivo perde boa parte da capacidade, hora de comprar outra, é fácil de encontrar pois é comum com outros celulares Nokia.

      • casagrande said

        Bom, instalei o kernel novo, utilizo o autodisconnect e configurei para que passados 10 minutos sem uso de rede, ele desativa, agora a compra da bateria, vou verificar se encontro a original em curitiba, pois estava utilizando o meu e71 e não encontrei nenhuma original….
        Obrigado pelas dicas.

      • Olá Casagrande,
        Felizmente a bateria do N900 é a mesma de outros celulares Nokia, inclusive alguns recentes que são vendidos atualmente : Nokia X1-01 (muito popular), Nokia C3 (vendeu muito), etc.
        Site em que eu já comprei :
        http://www.oficinadocelular.com.br/listaprodutos.asp?idloja=2419&idproduto=2756624
        Ou seja, é fácil comprar a bateria BL-5J original, mesmo que seja via Internet.

  4. Thiago Ramos said

    olá boa tarde, gostaria de solicitar sua ajuda numa questão. acabei instalando sem querer o programa Linux Kernel For Power User, e agora meu aparelho fica dando a seguinte mensagem: “can’t flash kernels, required files not found
    Guru Meditation #00000025.62017712”. e eu não sei o q fazer, gostaria de solicitar a ajuda de vcs nesse sentido ou um encaminhamento para algum site que possa me ajudar.

    desde já agradeço

    sem mais

    Thiago Ramos
    rtiago48@yahoo.com

    • Nessa situação, eu acho que a solução é reinstalar o Maemo 5 no seu N900, usando “flasher” :
      http://wiki.maemo.org/Updating_the_firmware#Updating_or_re-flashing_the_firmware_using_the_Flasher

      Para corrigir tal situação, seria mais fácil se tivesse instalado o MultiBoot + BackupMenu, que permite acessar as partições do N900 via USB conectado a outro PC, fazer e restaurar backup em situações críticas, etc.

      Eu uso o Power Kernel junto MultiBoot + BackupMenu, tenho umas 5 opções de boot : Maemo kernel normal, Maemo power kernel (para overclocking, etc), NitDroid 2.2, NitDroid 2.3, BackupMenu (interface texto).

      • rtiago48 said

        é isso Roberto, eu não consigo colocar o n900 em “update mode”, seguro U e tal, mais ele só fica em “PC SUITE MODE”. O problema é que ele nem reconhece no computador como disco removivel e nem no pc suite. já até tentei fazer aqueles passos mais quando vou lá no gerenciador de dispositivo ele esta como pc suite. será que ainda tem jeito mesmo.

  5. rtiago48 said

    tipo aparece aquela mensagem que te passei no primeiro comentario e depois aparece uma tela ” NOKIA N900 – MULTIBOOT” ai manda apertar uma tecla para selecionar, ai fica nesse ciclo toda aparecendo as mesmas coisas.

    • Ops, então o MultiBoot foi instalado !
      Tente teclar “0” (zero) no teclado do N900 quando aparecer a tela do MultiBoot. Isso deveria dar boot no kernel normal do N900, se tudo estivesse instalado.

      • rtiago48 said

        rsrsrsrs, vá desculpando ai meu velho é que um dos unicos canais de ajuda que encontrei foi vc!!!rsrsrsrs…apertei 0 deu a mensagem de novo
        “can’t flash kernels, required files not found
        Guru Meditation #00000025.62017712″

      • É que para instalar o MultiBoot+PowerKernel tem uma sequência, pelo jeito ficou faltando algo.
        Acho que o jeito é reinstalar o Maemo 5, via flasher…

  6. carlos said

    Boa tarde meu nobre, teria como vc me passar os passos ultilizados para instalar esse kernel e quais programas usar?

    grato

    carlos

    • Siga esse tópico (que foi indicado acima) :
      http://talk.maemo.org/showthread.php?p=1181384
      Eu instalei :
      – “Enhanced Linux kernel for power users (settings)” (Extra);
      – “QCPUFreq” (para configurar overclocking);
      Porém eu também instalei, antes, o MultiBoot com BackupMenu (ver pág. 1, 2 e 17, com backupmenu-multiboot-1.1.deb) :
      http://talk.maemo.org/showthread.php?t=67866
      Copiei o conteúdo descompactado de http://www.mediafire.com/?4729126z6ig11k6 em
      “~/MyDocs/multiboot” do N900. Depois :
      $ sudo gainroot
      # cd ~/MyDocs/multiboot (* Diretório Temporário. *)
      # apt-get install kernel-power-flasher kernel-power-settings
      # dpkg -i multiboot-0.2.11.deb
      # apt-get install kernel-power-bootimg
      # dpkg -i backupmenu-multiboot-1.1.deb
      # dpkg -i multiboot-kernel-maemo_0.3-1_armel.deb
      Ao final, reboot com teclado aberto mostrará 3 opções :
      1 – Maemo 2.6.28-omap1
      2 – Maemo kernel-power 2.6.28.10-power50
      3 – BackupMenu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: