Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Intel Xeon Phi : 50 núcleos de CPU para computação paralela

Posted by robertocolistete em 19/06/2012

A Intel ontem anunciou o Intel Xeon Phi (Knights Corner) coprocessor : uma placa PCIe que tem pouco mais de 50 núcleos de CPU Intel para rodar em paralelo, usando tecnologia de 22 nm e transístores 3-D Trigate. Hoje já mostra desempenho de aprox. 1 TeraFlop (trilhão de operações de ponto flutuante por segundo) em precisão dupla.

Vários detalhes são desconhecidos sobre essa placa Intel Xeon Phi, como preço, potência consumida, número exato de núcleos, etc. Mas é público que terá (ao menos ?) 8GB GDDR5 de memória RAM (primeira vez que Intel usa GDDR) e o seu próprio sistema operacional (Linux) embutido na placa. Nesse outro artigo vemos que haverá compilador gcc modificado rodando nesse Linux 64 bits embutido.

Começará a vender no 2o semestre de 2012, sendo o Xeon Phi recomendado para montar clusters de computadores de alto desempenho, incluindo os maiores supercomputadores mundiais. Agora em Junho o maior supercomputador mundial é o Sequoia e chega a 16 PetaFlops (mil TeraFlops !) com 1,57 milhões de núcleos (e usa Linux).

(Atualizado em 02/08/2012) Mais um artigo interessante, citando que o Xeon Phi usará variantes das instruções x86, não compatíveis com CPU’s Intel.

Claramente o Intel Xeon Phi é uma iniciativa da Intel para se contrapor a computação parelela de GPU’s, p.e., usando CUDA. Vide artigo sobre a Nvidia GeForce GTX 680 que consegue 3 TeraFlops com precisão simples.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: