Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Astronomia em smartphones e tablets

Posted by robertocolistete em 26/07/2012

Há vários softwares de astronomia cada vez mais interessantes para serem usados em smartphones e tablets. Alguns deles realmente são bem mais úteis que as versões de PC desktop ou notebook, pois fazem uso de GPS, acelerômetro, magnetômetro, giroscópio, etc para saber a posição/orientação do usuário segurando o smartphone/tablet orientado para o céu, tal que a tela mostra o céu atrás do celular/tablet com realidade aumentada, indicando estrelas, planetas, etc.

Alguns sugestões minhas de tais softwares de astronomia por sistema operacional móvel :

1) Android :

2) iOS : não sou usuário, logo repasso sugestões dos sites iPhoneNess e AppCraver;

3) Maemo 5 (Fremantle) do Nokia N900 :

4) MeeGo (Harmattan) do Nokia N9/N950 :

5) Symbian :

Desses softwares, eu tenho instalados : MoonCalc, StarFinder e Stellarium-N9 no Nokia N9; Google SkyMap e SkEye Planetarium no Asus Transformer; Orrery e Stellarium no Nokia N900.

3 Respostas to “Astronomia em smartphones e tablets”

  1. Felipe dos Santos Dias said

    Boa tarde. Excelente publicação. Estou concluindo no final do ano meu bacharelado em Engenharia da Computação. Estou fazendo meu TCC sobre ” Astronomia no smartphone. Estou precisando de mais informações sobre o Google Sky Map. Pode me ajudar com isso. Nescessito de mais detalhes sobre ele, como funciona, como ele consegue visualizar os planetas e estrelas. Meu professor tem curiosidade e eu também. Se existe algum tipo de sensor que faça com que ele reconheça e te mostre tudo. Espero que me ajude. Atenciosamente.

    • O Google Sky Map é open-source :
      http://code.google.com/p/stardroid/
      Sobre como funciona, vide FAQ em :
      http://www.google.com/mobile/skymap/
      “How does Sky Map work?
      The app uses Android-powered devices’ built-in compass, GPS, and clock to display an annotated Sky Map of the area it is facing. The map will adjust as the user moves the device. If a device is released that does not have a compass, the app will work only in manual mode.”
      Ou seja, usa GPS, relógio e magnetômetro (bússola) para saber a posição e orientação do smartphone/tablet. Há controle de “Velocidade do sensor” (Lenta, Padrão, Rápida) e “Amortecimento” (Padrão, Alta) em “Settings->Configurações do sensor” para o magnetômetro.
      Há proposta para usar giroscópio+acelerômetro+magnetômetro nos aparelhos que têm esses recursos :
      http://code.google.com/p/stardroid/issues/detail?id=5
      O giroscópio normalmente é mais preciso e estável que o magnetômetro. O sensor de giroscópio está presente em smartphones/tablets mais recentes e suportado oficialmente no Android >= 4.0.
      O SkEye para Android tem suporte a giroscópio+acelerômetro+magnetômetro, com controles de sensibilidade para os 2 últimos.

      Recomendo fortemente para seu trabalho poder usar alguns smartphones com OS diferentes para testar os softwares.

    • Por exemplo, meu Asus Transformer TF-101
      http://eee.asus.com/en/eeepad/transformer/specification/
      tem giroscópio, acelerômetro, magnetômetro, GPS e Android 4.0.3.

Deixe uma resposta

 
