Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Root no Asus Transformer TF101 de forma fácil

Posted by robertocolistete em 14/09/2012

O Asus Transformer atualmente tem o Android 4.0.3, vindo de fábrica não rooteado. Um Android rooteado permite fazer adicionalmente : rodar chroot em imagens diversas (com Linux, etc), overclocking (dependendo do kernel), softwares extras (Titanium Backup, firewall como o DroidWall, etc), acessar todo o sistema de arquivos do Android (/data, etc), etc.

Recentemente o procedimento de root para Asus Eee Pad Transformer TF101, Transformer Prime TF201, Transformer TF300, Slide SL101 ficou bem mais fácil, usando o “1 Click Transformer Root”. Ou seja, basta :

  • fazer download do arquivo “1-Click Transformer Root_1.1.7z”, descompactar e copiar para um computador rodando Windows;
  • habilitar no Asus Transformer o modo de depuração USB, vá em “Configurações -> { } Opções do desenvolvedor -> Depuração USB” e marque tal opção;
  • fazer backup dos dados importantes no seu Asus Transformer;
  • carregar a bateria do Asus Transformer para pelo menos 50% da capacidade;
  • instalar o driver que está no sub-diretório “Source/adb-drivers/”, “dpinst_x64.exe” para Windows 64 bits ou “dpinst_x86.exe” para Windows 32 bits;
  • conectar o Asus Transformer (sem a dock station) via cabo USB ao PC com Windows;
  • rodar o arquivo “1-Click Transformer Root.bat”;
  • confirmar as perguntas e esperar pelos 3 reboots que ocorrerão.

Ao final o Asus Transformer estará rooteado. Para confirmar isso, instale o “Root Check Basic” no Google Play Store (era Android Market). Procure por “root” no Google Play Store para ver a diversidade de softwares que só são possíveis de instalar com Android com root. No Asus Transformer TF101, overclocking (de 1,0 para 1,3-1,5 GHz) precisa também de instalar kernel modificado, o que é algo mais complexo e arriscado.

Para quem gosta de usar comando-de-linha, instale o Terminal IDE ou o Android Terminal Emulator, abra um terminal e digite “su” para entrar no modo super-usuário (root).

Em outro artigo, mostrarei a experiência de instalar Linux via chroot no Asus Transformer rooteado, com servidor VNC rodando no Linux e cliente VNC no Android permitindo acessar também interface gráfica (LXDE, XFCE, Gnome) do Linux (Debian, Ubuntu, etc).

36 Respostas to “Root no Asus Transformer TF101 de forma fácil”

  1. […] Root no Asus Transformer TF101 de forma fácil […]

  2. Caro Roberto, tenho um TF101, mas infelizmente parece que não vai ter upgrade para Jelly Bean. Este método que aqui sugere parece ser uma boa possibilidade, mas tenho ainda uma dúvida: devo ter em atenção o número do software do meu Transformer? isto tem alguma implicação? Que cuidados devo ter? E depois de fazer esta operação tal qual está no post, o que devo instalar para ficar com o Jelly Bean? É que estou mesmo alheio como se faz isto ao tablet e já pensei mesmo em vendê-lo no mercado de usados. Agradeço a sua atenção e parabéns polo blog

    • Caro Rolando,
      O procedimento de root não implica em upgrade do Android para Android 4.1/4.2. O root destrava o Android para instalar certos programas, rodar outros sistemas operacionais dentro do Android via chroot (Linux, Windows, etc), etc.
      Basta ter um Transformer TF101 com Android 4.0 ICS que o procedimento acima funciona.
      Obviamente deve ser feito backup dos arquivos pessoais, para se precaver caso ocorra algum problema.
      Sobre upgrade para Android 4.1/4.2 Jelly Bean :
      – há uns meses a Asus falou que o TF101 teria sim tal upgrade, mas não citou prazos;
      – não vejo o 4.1 nada inovador em relação ao 4.0. A diferença maior foi de 3.x para 4.0.

      • Perguntei na página do Facebook da Asus Portugal e indicaram-me que o TF101 não teria acesso ao Jelly Bean. Vejo que não aconselha a actualização. Comprei este tablet + dock há 1 ano e meio e não queria ficar sem actualizações. Em todo o caso vou seguir o seu conselho, pois confesso ter receio de fazer uma coisa que não sei fazeer, rotear o aparelho. Obrigado

  3. Maurício said

    Amigo, você falou: “O root destrava o Android para instalar certos programas, rodar outros sistemas operacionais dentro do Android via chroot (Linux, Windows, etc), etc.”
    Realmente seria possível rodar windows com o CHRoot? Você tem algum tutoria para isto?

  4. prankstare said

    Olá,

    Esse processo possibilitará overclock no meu TF101?

  5. Ângelo said

    Amigo, eu tenho um asus tf101 com icecream. Uma das vantagens que eu li sobre fazer o root é poder desinstalar programas cuja remoção seja proibida na configuração standard e até mesmo poder instalar um android puro na tablet, sem personalizações. Você confirma essas informações? Se for verdade, a versão pura do Android deixaria a tablet mais rápida? Obrigado.

  6. Ted Duke said

    Esse procedimento funciona em um samsung galaxy note N8010?

  7. Joaquim Xavier said

    (Peço desculpas por esta intromissão, mas estou preocupado com a questão, se puder ajudar agradeço Roberto!)

    Roberto,
    Como está?

    Bem espero que melhor do que eu 
    Na verdade arrisquei a rotear o meu TF101, e instalar nova rom , e claro deu asneira!
    Bem de inicio até correu bem, instalei o JB, até ai td bem, a questão foi qd tentei istalar um ficheiro zip (gapps-jb-20120802-eos-signed), com apps, penso que aí é que deu problema.
    Resumindo; neste momento o meu tf101 está com o Clockwork mod Recovery v5.8.1.9, com o menu de comandos – reboot system- instal zip from sdcard-wipe data/factory reset-wipe cache partition-backap and restore-advance.
    Após tentar algumas opções, desde instalar de novo a EOS, tanto (EOS-tf101-20130221-97) como (EOS-tf101-20120808-59) sem resultados, tanto um arquivo como o outro carregam por completo, mas o reboot leva o tablet ao mesmo menu.
    Ocasionalmente consegui chegar a mascara em que aparece o símbolo do androide e outro para apagar a memória penso, mas agora nem isso.
    Paralelemente tenho problema de não conseguir aceder ao aparelho por usb, mesmo com o cabo original, não acede de jeito nenhum.
    Pensei na opção do cartão micro sd, dessa forma Baixei do site da Asus (WW_epaduser9_2_1_27UpdateLauncher), descompactei para (WW_epad-user-9.2.1.27), colei no cartão, coloquei no tablet, e nada não acede nem arranca do cartão de jeito nenhum.
    Confesso que me sinto perdido, e quase sem opções, tava com ideia de colocar a rolar Linux Ubuntu nele, agora nem sei se vai ser possível, em todo o caso o mais importante no momento era arrancar com o tablet normalmente.
    Peço desculpas por estar a colocar estes problemas aqui, mas o Roberto é a opção mais credível que disponho.
    Help!

    Qualquer coisa se puder dar seu conatato de email,
    Aqui fica o meu,
    quimxavier2@gmail.com
    Abraço,

    Joaquim Xavier

    • Caro Joaquim,
      Minha experiência “hacker” com o Asus Transformer é menor que a sua. Eu só fiz root, não me aventurei a colocar ROM alternativa, etc.
      Eu sugiro pesquisar no site “http://www.transformerforums.com/”, até mesmo postar lá seu problema na seção TF101.
      Talvez eu me aventure futuramente a colocar CyanogenMod e depois Ubuntu Touch no meu TF101, se o procedimento não for complexo demaisl.
      Boa sorte.
      Roberto

      • Joaquim Xavier said

        Caro Roberto,

        Grato por sua resposta, neste momento consegui com o Clockwork mod Recovery, reinstalar uma das rom que tinha na sdcard, e entrei.
        Esta rom embora não tenha de base akgumas app, tem um terminal.
        Será que não existe comandos para eu fazer a leitura do micro sd, com uma rom da Asus, mesmo que básica.
        É certo que consegui entrar, mas a verdade, é que desligando o tablet, volta a questão inicial do Clockwork mod Recovery.
        Vou continuar a tentar.
        Abraço
        Joaquim

  8. […] tempos, para o fazer — ontem, decidi-me pelo root do meu tablet Asus Transformer TF101. Segui este procedimento, muito claro (penso […]

  9. A. Gomes said

    Segui este tutorial para “rootear” o meu — e blogar a coisa, aqui:

    http://omeubau.net/dicas-rootear-um-tablet/

    Deixei, no “post” os devidos créditos.

    Abraço.

  10. yfigueiredo said

    Boa tarde Roberto!
    Estou com dificuldades com meu tf101. Depois de rotear meu tablet não consegui mais entrar no modo recovery. Já fiz de tudo, tentando, inclusive, pelo Rom Manager. Ele só inicia mas não entra no modo de programação. Tentei pelo botão on-off + tecla vol e nada: aparece o andriod e pouco depois fica com ele com peito aberto e uma exclamação vermelha, não me dando qualquer opção, senão reiniciar na força.
    Preciso de ajuda!!!
    Obrigado.

  11. Dan said

    Serve para Asus eee pad slider??

  12. BOA TARDE ROBERTO, TENHO UM TF 101 E GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ELE CONTROLAR UMA APRESENTAÇÃO MINHA,EM POWERPOINT SINCRONIZANDO ELE COM O MEU NOT, EU SEI QUE O IPAD FAZ ISSO USANDO UM SOFTWER, NO 101 TEM ESSE MESMO PROCEDIMENTO?
    FICO AGUARDANDO SUA RESPOSTA EM OLEHONDA@GMAIL.COM,
    OBRIGADO
    OLEGARIO

  13. fernando ramos said

    GOSTARIA DE UMA AJUDA, TENTEI FAZER ROOT NO MEU TABLET ASUS TF300T MAS AGORA ELE SO FICA PARADO NA TELA ASUS INICIAL, E NEM DETECTA NO COMPUTADOR MAIS!!!!!
    SOCORRO!!!!!!!!

  14. Roberto me tira uma dúvida, eu estava olhando algumas coisas sobre como colocar 3G no tf101 e a maioria dizem que tem que fazer esse procedimento, você me confirma isso?

  15. E onde baixar esse arquivo que você cita nas explicações?

  16. Game Killer apk said

    Hi, Neat post. There’s a problem along with your site in internet explorer,
    would check this? IE nonetheless is the market chief and a good component to other folks will pass over your excellent writing due to this problem.

  17. estava a um maior tempão querendo dar root no meu velho transformer para poder escrever meus artigos com mais facilidade em minha cama. não consegui de maneira nenhuma ficar fazendo aquele jogo idiota de volume para cima depois volume para baixo etc etc etc.

    brigadão

  18. Luciano said

    Olá alterei o recover do meu TF300t e instalei uma versão com erro agora ele não inicia nem reconhece porta USB, como acerto essa mancada?????

  19. DRIELLY DE PAULA FAGUNDES said

    o que quer dizer rodar o arquivo “1-Click Transformer Root.bat”;? eu entendi que tinha que colocar o arquivo pra executar no pc e deu uma msg estranha e ficou contando segundo e deu erro, o que faço?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: