Roberto Colistete Jr.

Blog sobre computação científica e móvel : Mathematica, Python, CUDA, smartphone & tablets, Linux, etc

Novidades do Sailfish OS e smartphone Jolla

Posted by robertocolistete em 07/10/2013

Novos detalhes de especificações do smartphone Jolla foram anunciados oficialmente no site da Jolla no final de Setembro :

Especificações do smartphone Jolla

Especificações do smartphone Jolla

A CPU é um processador Qualcomm Snapdragon com dois núcleos @ 1,4 GHz com suporte a 4G/LTE, ainda não determinado pois há alguns modelos diferentes que se encaixam nessa configuração. Comparado ao Nokia N9/N950 onde foi testado o Sailfish desde 2012 com boa velocidade, tal processador do smartphone Jolla eu estimo como 3x a 6x a velocidade do Cortex A8 com 1 núcleo @ 1.0 GHz.

A memória RAM é de 1GB, sendo um ponto de críticas de parte da comunidade, principalmente usuários Android acostumados com smartphones topo-de-linha com 2 ou mesmo 3 GB de RAM. Deve-se lembrar que o Nokia N9 tem os mesmos 1 GB de RAM e tem ótima multitarefa (inclusive com miniaturas animadas) e mesmo o iPhone 5S recentemente lançado tem 1 GB de RAM, e iPhone 4/4S têm somente 512 MB de RAM. Sendo o Sailfish OS um sistema operacional móvel optimizado então não precisa de tanta RAM quanto o Android que é pesado com a máquina virtual Java/Dalvik, porém a Jolla cita que aplicativos Android rodarão dentro do Sailfish OS, então a questão é se a multitarefa de aplicativos Sailfish + softwares Android funcionará bem com 1 GB de RAM, mas a Jolla afirma que sim.

Em termos de memória para arquivos, são 16 GB internos mais expansão via cartão MicroSD (possivelmente até 32 ou 64 GB), algo louvável pois muitos smartphones atuais não tem capacidade de expansão.

A tela de 4,5″ LCD IPS com resolução qHD (quarter HD) de 960 x 540 pixels é também alvo de algumas críticas da comunidade, muitos queriam resolução HD (1280 x 720). Tal resolução qHD em 4,5″ implica em 245 PPI (pontos por polegada), pouco abaixo do Nokia N9 (251 PPI, 854×480 pixels em 3,9″) e do Motorola Razr / Samsung Galaxy S4 Mini (256 PPI, mesmos 960 x 540 só que em 4,3″), melhor que o Samsung Galaxy S2 (217 PPI, 800×480 pixels em 4,3″) e igual a algumas dezenas de smartphones com tela idêntica (HTC Desire, etc). Outro aspecto é que a tela de 3,9″ do Nokia N9 é AMOLED (que aparenta menor resolução devido a sub-pixels maiores) e a do Jolla smartphone não é. É bom valorizar que a jolla ousou mais que a Apple que têm todos os iPhone com telas de 3,5″-4,0″. Esse tamanho de 4,5″ se encaixa na faixa mais popular de tamanhos de tela (4,3″-4,7″).

1a foto vazada de um usuário do smartphone Jolla

1a foto vazada de um usuário do smartphone Jolla (mercado negro ?), mostrando a tela “About” com 1,5GB usados dentre 14,2GB de memória flash, identidade Bluetooth, WiFi, IMEI e versão 0.98 do Sailfish OS.

Sailfish OS com Qt 5 e Wayland

Quanto ao Sailfish OS, em 01/08/2013 foi anunciada uma grande mudança principalmente no ponto de vista de programação : uso de servidor gráfico Wayland no lugar de X11 e Qt5 & Qt Quick 2 no lugar de Qt 4 & Qt Quick 1.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: